Site icon PetDoctors Veterinários – Lisboa / Corroios

Ansiedade: 5 Métodos Naturais Para Acalmar Um Cão Ansioso

*Nota: Se o seu cão sofre de ansiedade extrema, deve consultar um médico-veterinário.

Tal como nós, seres humanos, os cães também se assustam e ficam nervosos ou ansiosos. Tenho uma amiga cujo cão sofre de ansiedade extrema. Os ataques de ansiedade ocorrem sempre que chove, troveja ou o vento sopra com maior intensidade. Este cão não gosta de barulhos ou ruídos altos e fica ansioso até com o barulho do aspirador ou da máquina de lavar louça. Como forma de aliviar o stress, este patudo começa a andar de um lado para o outro ou tenta esconder-se por detrás dos móveis. Mas não se limita a estes comportamentos… Já por várias vezes ela chegou a casa e se deparou com roupa dela rasgada e espalhada pelo chão e com os lençóis e edredons da cama completamente revoltos ou caídos para o chão. Não obstante estes comportamentos, ela tenta ao máximo reduzir as ocasiões em que medica o seu cão. Quero aqui deixar expresso que, sendo importantes os métodos naturais para diminuir a ansiedade de que falo a seguir, eles podem não resolver o problema do seu patudo pelo que deve sempre, de qualquer forma, consultar a sua clínica veterinária de forma a obter a opinião do seu médico-veterinário.

Quando se trata de ansiedade, existem várias coisas que pode fazer para tentar acalmar o seu “bébé peludo”. Seguem-se cinco métodos naturais que por vezes resultam e que são utilizados por algumas pessoas.

1) Distrair Com Exercício e Jogos

Sempre que o seu patudo fica nervoso ou ansioso, é sempre bom distraí-lo com exercícios e brincar um pouco com ele. Jogar ao “busca” ou fazer jogos de obediência irá manter o seu cão focado e a respectiva mente distraída do que o estava a stressar. Se tiver espaço para exercício, levante-se e mexa-se: corra e brinque com ele! O exercício é um grande alívio para o stress porque:

2) Feromona Canina Calmante

A feromona canina calmante é um químico sintético, baseado numa hormona produzida por cadelas lactantes. É esta hormonal que ajuda a manter os cachorrinhos calmos. Se bem que haja estudos científicos que demonstram que esta feromona resulta com cachorrinhos, existem investigadores que dizem não ser claro que a mesma resulte com cães adultos ansiosos. No entanto, existem pessoas que asseveram ter resultado com os seus cães, pelo que talvez valha a pena tentar. Consulte sempre o seu veterinário sobre esta matéria e não se preocupe com os eventuais cheiros destas feromonas sintéticas, pois os seres humanos são incapazes de as cheirar.

3) Óleos Essenciais de Lavanda

A Lavanda é referida por muita gente como sendo uma das melhores soluções para ajudar o seu patudo a acalmar e a ultrapassar o stress. Muitos tutores afirmam ter sido suficiente esfregar um pouco de óleo de lavanda no pêlo dos seus patudos para que eles ficassem mais calmos, durante uma trovoada ou viagem de carro. E os efeitos da lavanda foram mesmo testados em 2006 durante um estudo clínico que examinou 32 cães com um historial de excitação extrema em viagens de automóvel. Os resultados? Os cães passaram um tempo significativamente maior, sentados ou a descansar, e muito menos tempo a andar de um lado para o outro e a vocalizar após serem expostos ao cheiro da lavanda, em comparação com a respetiva reação quando não a tinham cheirado.

     

4) Música Calma

A música pode exercer um forte efeito calmante num cão ansioso. Se bem que possa limitar-se a ligar o rádio e sintonizar na Smooth FM, saiba que existem playlists, por exemplo no Spotify, especificamente criadas para diminuir a ansiedade canina. Há mesmo uma empresa, nos EUA, chamada Through a Dog’s Ear que oferece uma seleção de músicas calmantes para cães.  Esta mesma empresa até vende um leitor portátil de música, chamado iCalmDog 2.0 que vem carregado com 4 horas de música que foi, aparentemente, clinicamente testada em cães.

5) “Casaco das Trovoadas”, para a ansiedade

“Casaco das Trovoadas”

Um “casaco das trovoadas“, ou “thunder jacket”, é uma peça de vestuário para o seu cão que, sendo apertada, aplica uma suave pressão no corpo do seu patudo. Acredita-se que esta pressão contínua, ajuda a acalmar os nervos de um cão ansioso. Conheço algumas pessoas que usam estes casacos nos seus patudos e que afirmam que funciona. Este tipo de casaco tem vindo a tornar-se bastante popular nos EUA e não só.

 

*Nota: Se o seu cão sofre de ansiedade extrema, deve consultar um médico-veterinário.

 

Gostaríamos de ouvir falar na sua experiência através da nossa página do Facebook.

A PetDoctors aguarda por si e pelos seus patudos. Estamos em Lisboa, na zona do Alto dos Moínhos (Benfica), frente ao Hospital dos Lusíadas e podemos ser contactados através dos números: 21 581 3418 ou 91 273 8413

Exit mobile version