Limpar Dentes Cão

 

Ao longo do tempo temos partilhado algumas informações sobre a importância do tratamento oral dos cães. O objectivo: uma saúde oral deficiente tem um impacto no bem-estar geral do seu cão. O aumento de bactérias pode eventualmente afetar o coração do seu Patudo. Para além disso, a doença periodontal pode desencadear sérios problemas médicos noutros órgãos, como é o caso do fígado e rins.

 

Uma das melhores formas de limpar os dentes do seu cão é através de escovagem frequente, tornando esse processo numa rotina.

Mas para alguns tutores, a escovagem pode não ser uma opção. Se o seu Patudo ficar nervoso quando o vê ir buscar a pasta de dentes, pode sempre tentar umas destas alternativas que seguem.

  1. Toalhetes Dentais

Em vez de escova de dentes com pasta de dentes especial para cães, os tutores podem também utilizar toalhetes dentais, que foram criados para serem utilizados na limpeza dos dentes dos Patudos. Este método continua a obrigar o tutor a colocar as “maõs na massa”, isto é, a obrigar o cão a abrir a boca e a manter-se mais ou menos quieto. No entanto, tem a vantagem de ser menos abrasivo que a utilização de uma escova de dentes, levando a uma maior tolerância por parte do seu cão

Similar à escovagem, os toalhetes dentais funcionam muito bem, por duas razões:

  1. A passagem do toalhete ajuda a livrar a boca do seu cão de resíduos de comida e placa.
  2. As enzimas existentes nos toalhetes dentais foram desenvolvidas para matar as bactérias, continuando o seu trabalho mesmo após ter terminado a limpeza.

 

  1. Brinquedos Dentais de Mastigar

Se bem que a saúde oral do seu cão seja fundamental para o respetivo bem-estar geral, um número cada vez maior de cães tem problemas orais.

De facto, segundo os Hospitais Veterinários Americanos, “As doenças de carácter oral são um dos problemas mais comuns, observados por veterinários. Cerca de 80% dos cães com 3 ou mais anos, têm doenças orais activas”

Como resultado dessa constatação, há atualmente vários fabricantes a produzir e vender brinquedos em borracha, extremamente duráveis, e que funcionam como escova de dentes. Por isso, em vez de stressar o seu cão com uma sessão de escovagem de dentes, ele acaba por se divertir enquanto limpa as dentuças!

Estes brinquedos possuem zonas elevadas e reentrâncias, assim como pequenas zonas “bicudas” que ajudam a escovar e limpar os dentes e gengivas do seu cão, enquanto ele está entretido a mastigar e a lamber o brinquedo. As saliências variam em tamanho e inclinação, ajudando a retirar a placa e o tártaro que eventualmente se tenha acumulado nos dentes do seu Patudo.

 

*Se bem que estes brinquedos tenham sido concebidos para serem mordidos, deverá sempre supervisionar o seu cão enquanto ele brinca e morde. Nada é completamente indestrutível para um cão.

  1. Mastigar Cenouras Geladas

Semelhante a um palito mastigável ou a um brinquedo mastigável, também pode utilizar – em última análise – uma cenoura grande congelada, uma vez que o efeito de morder e mastigar se traduz numa forte ajuda à limpeza dos dentes do seu cão. Para além disso, as cenouras estão carregadas de vitaminas e minerais que são extremamente saudáveis para os cães. Esta é uma situação de vitória absoluta!

 

  1. Aditivos para a água 

 

Admitimos não ser grandes fãs de aditivos para água. Muitos deles contêm ingredientes que é preferível manter afastados da dieta do seu cão. Para além disso, muitos deles também alteram o sabor da água para o seu cão… de uma forma não muito agradável para ele. Por esse motivo, não é incomum os cães recusarem beber a água do bebedouro, quando se adiciona um aditivo. No entanto, existem marcas que possuem produtos aditivos sem sabor e sem ingredientes nocivos. Por esse motivo, recomendamos aos nossos leitores que se informem junto do respetivo médico-veterinário antes de decidirem começar a usar este tipo de produto para ajudar na limpeza dos dentes do seu cão!

  1. Limpeza de Dentes no Veterinário

 

É importante que, pelo menos uma vez por ano, o seu cão faça uma limpeza de dentes no seu Veterinário. Seguindo algumas das rotinas indicadas acima para limpar os dentes do seu cão, irá ajudá-lo a manter uma dentição branca e em bom estado. Mas se o seu cão começar a acumular tártaro, a visita anual ao seu Veterinário irá eliminá-lo pois não há nada como uma limpeza feita por um profissional, de modo exaustivo e cuidadoso.