Você já se questionou sobre se deveria adicionar um suplemento probiótico diário à rotina do seu cão? Estes suplementos ganharam popularidade – tanto para a saúde humana quanto para o bem-estar canino – e por um bom motivo. Vamos investigar!
O intestino do seu cão…
No trato digestivo do seu cão existe um movimentado mundo de bactérias e microorganismos, conhecidos coletivamente como microbioma.
Pense nisso como uma comunidade vibrante onde coexistem bactérias boas e más.
Vamos concentrar-nos nas bactérias boas, também conhecidas como probióticos. Eles são os super-heróis deste mundo microbiano e, quando em equilíbrio adequado, contribuem significativamente para a saúde e o bem-estar geral do seu cão.
Os probióticos desempenham um papel no apoio à digestão, imunidade e muito mais.
Os benefícios dos probióticos para cães
Saúde digestiva
- Os probióticos promovem uma comunidade diversificada e equilibrada de bactérias benéficas no intestino e ajudam a eliminar as bactérias “más”.
- Eles podem melhorar a decomposição dos alimentos no trato digestivo, auxiliando na absorção de nutrientes.
- Os probióticos ajudam a regular o processo de fermentação no intestino, reduzindo potencialmente a produção excessiva de gases. Em outras palavras, menos punzinhos!
- Um microbioma bem equilibrado pode contribuir para fezes mais firmes e bem formadas.
- Os probióticos podem ajudar a regular os movimentos intestinais, reduzindo potencialmente a ocorrência de diarreia e aliviando a prisão de ventre em cães.
Sistema imunológico
- Cerca de 70-80% do sistema imunológico do seu cão reside no intestino. Por esse motivo, naturalmente, as bactérias no intestino são essenciais para a saúde do seu cão.
- Os probióticos ajudam a regular a resposta imunológica, reduzindo potencialmente o risco de infecções e apoiando a saúde imunológica geral.
De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell, as condições que podem beneficiar do tratamento com probióticos incluem:
- Alergias
- Ansiedade
- Mau hálito
- Qualidade da pelagem
- Diarréia
- Distúrbios imunológicos
- Inflamação intestinal
- Síndrome do intestino irritável
- Doença hepática
- Obesidade
- Doença de pele
- Infecções do trato urinário
Eles também podem beneficiar o crescimento excessivo de leveduras e a síndrome do intestino permeável.
Alimentos “humanos” seguros para cães, ricos em probióticos
Os probióticos são encontrados naturalmente em muitos alimentos.
Algumas opções seguras para cães incluem:
- Iogurte: Opte por iogurte natural, sem açúcar e com culturas vivas. Adicione uma colher à tigela de comida do seu cão ou espalhe-a sobre uma esteira para ele lamber. Também pode usar como base para guloseimas congeladas!
- Leite de cabra: Existem marcas que produzem leite de cabra para cães e, entre os muitos benefícios, este leite é uma boa fonte de probióticos. Use-o para humedecer a comida do seu filhote, adicione-o a guloseimas caseiras ou deixe-o lamber diretamente da tigela!
- Kefir: Esta bebida láctea fermentada é rica em probióticos e pode ser uma adição saborosa à dieta do seu cão. Certifique-se de escolher variedades sem adição de açúcares.
- Caldo de Osso: Quando preparado corretamente, o caldo de osso pode ser uma boa fonte de probióticos que apoiam a saúde intestinal do seu cão. Assim como os outros alimentos desta lista, você pode usá-lo para humedecer as refeições do seu cão ou em guloseimas congeladas!
- Vinagre de maçã: Quando usado com moderação e diluído adequadamente, o vinagre de maçã pode ser adicionado à água ou comida do seu cão para introduzir probióticos. Converse com seu veterinário antes de adicionar ACV à dieta do seu cão.
- Alimentos Fermentados: De acordo com o Dogs Naturally, alimentos como chucrute, kombucha e kimchi podem ser uma parte saudável da dieta do seu cão. Observação: ao comprar alimentos fermentados, comprados em lojas, para seu cão, certifique-se de que o rótulo do ingrediente não inclua nenhum aditivo que seja tóxico para os cães. Além disso, Dogs Naturally afirma: “Alimentos fermentados também podem ser um problema para cães com SIBO (supercrescimento bacteriano no intestino delgado) e infecções por fungos, portanto, use com moderação e cautela”. Converse com seu veterinário antes de adicionar alimentos fermentados à dieta do seu cão.
Ideias para encontrar um suplemento probiótico de alta qualidade
Além de encontrar probióticos em diversas fontes alimentares, também existem suplementos probióticos desenvolvidos para cães.
Ao escolher um suplemento probiótico para seu cão, considere os seguintes fatores:
- Diversidade de cepas: procure um suplemento que contenha uma variedade de cepas probióticas para fornecer suporte abrangente ao microbioma intestinal do seu cão.
- Contagem de UFC: Os probióticos são medidos em unidades formadoras de colônias, ou UFC. Uma contagem mais alta de UFC indica um suplemento probiótico mais potente e eficaz.
- Prebiótico: Os probióticos são bactérias vivas. Como qualquer entidade viva, eles precisam comer. É aí que os prebióticos entram em ação. Os prebióticos são fibras solúveis e indigestíveis que alimentam os probióticos. Sem eles, os probióticos serão menos eficazes e eventualmente morrerão. É por isso que é importante encontrar um suplemento probiótico que contenha uma fonte prebiótica. Os prebióticos são encontrados em alimentos como bananas, maçãs, abóboras, espargos e muito mais.
- Ingredientes Adicionados: Verifique os rótulos dos ingredientes para garantir que os suplementos não estejam cheios de ingredientes inativos e não essenciais, como açúcares e amidos. Além disso, um probiótico de qualidade não deve conter cores, sabores e conservantes artificiais.
- A reputação da marca: Escolha suplementos de marcas conceituadas com histórico de produção de produtos para animais de estimação de alta qualidade.
Na nossa loja online encontra diversos probióticos, todos de marcas de qualidade e que poderão ajudar o seu Patudo a ter uma vida mais saudável.