Já reparaste no teu cão a limpar as patas no chão depois de fazer as suas necessidades? Alguns donos chamam isso de “arranhar” ou “pontapear” o chão. O meu cão Paco faz isso sempre! Depois de fazer o “número 1” ou “número 2”, dá um passo para o lado e começa a esfregar as patas na relva. Embora eu ache isso super fofo (parece que está a dançar um pouco), muitos donos de animais de estimação ficam confusos.

 

O que a maioria das pessoas pensa que significa


Muita gente acha que os cães estão a tentar encobrir a sujidade, como os gatos fazem na caixa de areia. Afinal, quando um cão começa a dar pontapés para trás, a relva geralmente voa na direção do xixi ou cocó (espero que não seja para onde estás!). Mas essa não é a verdadeira razão.

 

O que realmente significa


Na verdade, os cães fazem isso para marcar o território. As patas deles têm glândulas odoríferas que produzem feromonas. Então, quando o teu cão esfrega as patas na relva, ele está a deixar o seu cheiro para que outros cães o detectem. Como cada cão tem um cheiro único, quando o teu limpa as patas na relva depois de ir à casa de banho, ele está basicamente a assinar o seu “trabalho”.

Os especialistas dizem que também tem um aspecto visual. O ato de arranhar pode chamar a atenção de outros cães. Além disso, os arranhões no chão funcionam como um marcador visual.

 

Isto é só coisa de macho?


Uma dúvida comum é se só os machos fazem isto. A resposta curta é não; este comportamento não é exclusivo dos machos. Tanto cães machos como fêmeas fazem isto, pois é um comportamento instintivo.

E então, ficou mais claro? Agora já sabes que o teu cãozinho não está só a tentar cobrir a sujidade, mas sim a deixar uma mensagem bem clara para os outros cães da área! 🐾